Resolução – Questões de Informática – TJ SP – Prova 02/07/2017

Prezados alunos e Nação Concurseira !!

Vamos realizar nesta postagem a resolução das 14 questões de informática do Concurso do TJ – SP cuja prova foi realizada em 02/07/2017.

Tomaremos como base a versão do caderno de questões 1, então desta forma, peço que se atente pois caso a versão do seu caderno seja diferente, as alternativas podem estar em ordem inversa.  Então não se atente à alternativa mas sim à resposta que ela fornece.

Vamos lá?

QUESTÕES CONFORME NUMERAÇÃO ORIGINAL DO CADERNO DE PROVAS

77. No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário aciona o Explorador de Arquivos, seleciona um arquivo e pressiona a tecla F3.

Em seguida,

(A) o arquivo será deletado definitivamente.

(B) as propriedades do arquivo serão exibidas.

(C) o arquivo será deletado e colocado na Lixeira.

(D) a Ajuda do Windows 10 será ativada.

(E) o cursor será colocado no campo de busca da Ferramenta de Pesquisa.

 

RESPOSTA –

(E) o cursor será colocado no campo de busca da Ferramenta de Pesquisa.

Prezados, esta talvez seja uma das questões mais complicadas da prova, envolve uma tecla de atalho pouco utilizada.  A tecla F3 no Windows 10 permite com que o cursor salte imediatamente para a pequena janelinha de pesquisa dentro da janela, no caso, do Explorador de Arquivos.

Alguns podem ter sofrido para marcar diretamente a resposta certa, porém , se formos por eliminações, chegaremos nela.  A Alternativa A pediria a tecla de atalho SHIFT + DELETE .  A Alternativa B pede a tecla de atalho ALT + ENTER.  A Alternativa C pede simplesmente a tecla DELETE.  E a alternativa E pede a famosa tecla de ajuda F1.

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78) A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto um arquivo do MS-Excel 2016 e outro do MS-Word 2016 e que, no Excel, algumas células tenham sido copiadas com o comando Ctrl + C. Observe a figura do MS-Word 2016. Caso a seta ao lado do texto “Área de Transferência” na figura seja clicada,

(A) todo o conteúdo da Área de Transferência será copiado para a posição após o cursor no texto.

(B) uma janela lateral será aberta, exibindo todos os elementos colocados na Área de Transferência, além de botões diversos.

(C) o último elemento copiado para a Área de Transferência será copiado para a posição após o cursor no texto, na forma “Manter Formatação Original”.

(D) o último elemento copiado para a Área de Transferência será copiado para a posição após o cursor no texto, na forma “Colar Especial”.

(E) a Área de Transferência será limpa.

 

RESPOSTA : (B) uma janela lateral será aberta, exibindo todos os elementos colocados na Área de Transferência, além de botões diversos.

Queridos, vimos esta questão na nossa primeira aula de Word, quando começamos a passear na Guia Página Inicial. Além dos famosos Botões Recortar, copiar e colar, e do Pincel de Formatação, aquela setinha que fica logo abaixo do nome do grupo “Área de Transferência”, exibe a própria janela de área de transferência, que mostrará todos os últimos 24 arquivos do OFFICE , (e não apenas do Word) que foram copiados e recortados.

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79)No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário clicou com o botão direito do mouse em um espaço livre da Área de Trabalho, e a seguinte lista de opções surgiu na tela. Esse usuário deseja criar um atalho para um arquivo na Área de Trabalho, e, para isso, ele deve clicar em

(A) “Exibir”, em seguida, selecionar “Atalho” na lista de opções que surge na tela, e seguir as orientações na janela “Criar Atalho”.

(B) “Novo”, em seguida, digitar o nome do atalho na janela que surge na tela.

(C) “Novo”, em seguida, selecionar “Atalho” na lista de opções que surge na tela, e seguir as orientações na janela “Criar Atalho”.

(D) “Atualizar”, em seguida, selecionar “Atalho” na lista de opções que surge na tela, e seguir as orientações na janela “Criar Atalho”.

(E) “Exibir”, em seguida, digitar o nome do atalho na janela que surge na tela.

 

RESPOSTA :

(C) “Novo”, em seguida, selecionar “Atalho” na lista de opções que surge na tela, e seguir as orientações na janela “Criar Atalho”.

Uma questão um pouco mais fácil.  O Botão NOVO, aparece quando abrimos o menu de contexto , nos dá a opção de criarmos pastas e diversos tipos de arquivos. Inclusive podemos criar atalhos, porém o Windows irá querer saber onde está o arquivo para o qual vamos criar um atalho. Desta forma, se abre uma janela nos perguntando o caminho do arquivo. A alternativa B está bem incompleta , pois até selecionar a opção NOVO, deveremos ainda escolher exatamente o que será aberto. O Windows não adivinha que queremos criar um atalho se nós não avisarmos.

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80)  No sistema operacional Windows, em sua configuração padrão, os nomes de arquivos ou pastas seguem algumas regras, sobre as quais é correto afirmar que

(A) o tamanho máximo de caracteres que pode ser utilizado no Windows 10 inclui o nome do arquivo e do seu caminho.

(B) o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ < > |, mas a sua extensão pode incluí-los.

(C) os nomes dos arquivos no Windows 10 podem ter até 128 caracteres.

(D) caracteres como \ / : * ? “ < > | podem ser utilizados nos nomes no Windows 10.

(E) o nome do arquivo no Windows 10 não pode ter caracteres como \ / : * ? “ < > |, mas o nome do seu caminho pode incluí-los.

 

RESPOSTA

(A) o tamanho máximo de caracteres que pode ser utilizado no Windows 10 inclui o nome do arquivo e do seu caminho.

 

Uma questão conturbada, porém é verdade. A quantidade de caracteres observa o limite do nome e do caminho que o arquivo pertence.

 

 

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81)No MS-Word 2016, são elementos gráficos do tipo SmartArt que podem ser inseridos em um documento:

(A) Imagem, Processo e Gráfico.

(B) Ciclo, Caixa de Texto e Vídeo Online.

(C) Matriz, Link e Comentário.

(D) Pirâmide, Imagem Online e Forma.

(E) Processo, Ciclo e Hierarquia.

 

RESPOSTA : (E) Processo, Ciclo e Hierarquia.

Quem conhece SmartArt sabe do que ele é capaz, embora a banca pisou um pouco fundo nessa.  SmartArt proporciona formas geométricas de âmbito empresarial, organizacional.  Através dele elaboramos fluxogramas , Mapas de cargos , setores , Etc.  . Alguns tipos de SmartArt se encontram na letra E.

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82) Durante o processo de edição de um documento no MS-Word 2016, um usuário decidiu formatar um parágrafo selecionado, clicando sobre o botão “Justificar”, presente no grupo Parágrafo da guia Página Inicial. Essa ação fará com que o texto do parágrafo selecionado seja

(A) distribuído uniformemente entre as margens superior e inferior.

(B) distribuído uniformemente entre as margens esquerda e direita.

(C) centralizado na página.

(D) alinhado apenas à margem esquerda.

(E) alinhado apenas à margem direita.

RESPOSTA :  (B) distribuído uniformemente entre as margens esquerda e direita.

Talvez a questão mais fácil da tarde. O botão justificar posiciona o texto alinhado rigorosamente nas duas margens, e se necessário, inclui espaços extras entre as palavras.

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83) A colocação de um cabeçalho em um documento editado no MS-Word 2016 pode ser feita por meio da guia

(A) Layout da Página, no grupo Margens, no botão Inserir Cabeçalho.

(B) Inserir, no grupo Comentários, no botão Cabeçalho e Rodapé.

(C) Layout da Página, no grupo Design, no botão Cabeçalho e Rodapé.

(D) Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, no botão Cabeçalho.

(E) Design, no grupo Efeitos, no botão Cabeçalho.

RESPOSTA : (D) Inserir, no grupo Cabeçalho e Rodapé, no botão Cabeçalho.

Uma questão clássica de “sabe ou não sabe”, que não exige interpretação.  Me chamou a atenção que esta questão pareceu ser retirada de questões mais antigas, pois a guia “Layout da Página” não existe na versão 2016 do Word.

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84) Um usuário do MS-Word 2016 selecionou uma letra de uma palavra e, em seguida, pressionou simultaneamente duas teclas: Ctrl e =.

Essa ação aplicará, no caractere selecionado, a formatação

(A) Itálico.

(B) Sobrescrito.

(C) Sublinhado.

(D) Tachado.

(E) Subscrito.

RESPOSTA : (E) Subscrito.

Talvez a questão mais surreal da prova.  Uma tecla de atalho utilizada somente em setores mais específicos do trabalho. Porém, por eliminação chegamos muito próximo da resposta . Itálico – CTRL + I .  Sobrescrito – CTRL + “+”
Sublinhado – CTRL + S  . Tachado não possui tecla de atalho.

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85) . Suponha que a seguinte fórmula tenha sido colocada na célula D4 da planilha:

=MÁXIMO(A1;A1:B2;A1:C3)

O resultado produzido nessa célula é:

(A) 6

(B) 3

(C) 9

(D) 8

(E) 7

 

RESPOSTA :  C -9

Estudamos muitas fórmulas, não é mesmo, queridos alunos?  E uma das primeiras fórmulas que vimos foi esta simples fórmula, que nos devolverá o máximo valor encontrado dentre os valores que informarmos dentro dos argumentos.  Então simplesmente perguntamos ao Excel : Qual o maior valor entre todos estes que informei ? E ele responderá : 9 !!

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86) Na célula E4 da planilha, foi digitada a seguinte fórmula:

=CONCATENAR(C3;B2;A1;A3;C1)

O resultado produzido nessa célula é:

(A) 36899

(B) 8+6+3+9+9

(C) 86399

(D) 8;6;3;9;9

(E) 3689

RESPOSTA :  C – 86399

Agora vem uma das últimas fórmulas que vimos em aula : a Função CONCATENAR. Ela simplesmente agrupa numa única célula, como um texto, o conteúdo de todas as células que informarmos dentro dos argumentos. Logo, agrupará de forma conjunta e sem espaços o conteúdo das células informadas.

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87) No MS-Excel 2016, por meio do ícone Área de Impressão, localizado no grupo Configuração de Página da guia Layout da Página, tem-se acesso ao recurso “Limpar área de impressão”, utilizado quando se deseja

(A) imprimir toda a planilha.

(B) imprimir uma planilha vazia.

(C) retirar todas as fórmulas calculadas automaticamente na planilha.

(D) retirar todas as planilhas colocadas na fila de impressão.

(E) esvaziar a área de transferência do aplicativo.

 

RESPOSTA : (A) imprimir toda a planilha.

Uma resposta bem prática e direta esta. Este botão cancela o que outro botão que atua junto dele faz : o “definir área de impressão”.  O botão “definir” cria uma área de impressão dentro da planilha . Este botão cancela este comando , deixando sem áreas de impressão destacadas.

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88) Considerando o uso de correio eletrônico, ao se preparar uma mensagem para envio,

(A) se esta for um encaminhamento de uma mensagem recebida, não é possível enviá-la a destinatários em cópia oculta.

(B) o número de destinatários em cópia oculta não pode ser superior ao número de destinatários em cópia aberta.

(C) se esta for um encaminhamento de uma mensagem recebida, não é possível alterar o assunto presente na mensagem original.

(D) o número de destinatários em cópia aberta deve ser igual ao número de destinatários em cópia oculta.

(E) é possível enviá-la sem a especificação de seu assunto.

RESPOSTA :  (E) é possível enviá-la sem a especificação de seu assunto.

Também concorre como questão mais fácil da tarde .  Podemos tranquilamente enviar um e-mail sem assunto. O provedor poderá nos alertar com uma mensagem, mas não impede que esta seja enviada.

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89) Em geral, a especificação completa do Uniform Resource Locator (URL) apresenta os seguintes campos: esquema://domínio:porta/caminhorecurso?querystring#fragmento Sobre esses campos, é correto afirmar que

(A) o caminho especifica as redes por meio das quais a solicitação será encaminhada.

(B) o fragmento é uma parte obrigatória, presente em qualquer URL.

(C) o esquema pode ser apenas http ou https.

(D) o domínio determina o servidor que torna disponível o recurso ou o documento solicitado.

(E) a porta sempre será um número menor ou igual a 40.

 

RESPOSTA (D) o domínio determina o servidor que torna disponível o recurso ou o documento solicitado.

Questão nível Punk !! O domínio nada mais é que o próprio endereço básico do site, que após ser convertido em endereço IP pelos servidores DNS, nos levará diretamente aos servidores da página.   Muita gente marcou a alternativa C.  Mas não se esqueçam que o protocolo , além de http e https, também poderia ser FTP.  A palavra “APENAS” na informática é muito perigosa, e geralmente indicia erro.

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90) Alguns navegadores utilizados na internet, como o Microsoft Edge e o Chrome, permitem um tipo de navegação conhecida como privada ou anônima. Sobre esse recurso, é correto afirmar que ele foi concebido para, normalmente,

(A) não permitir o armazenamento de “favoritos” durante uma navegação.

(B) não permitir que sejam realizados downloads de quaisquer tipos de arquivos.

(C) substituir os dados do usuário por outros fictícios, definidos pelo próprio usuário, e evitar que propaganda comercial e e-mails do tipo spam sejam posteriormente encaminhados ao usuário.

(D) permitir que sites sejam acessados sem que sejam guardados quaisquer dados ou informações que possam ser usados para rastrear, a partir do navegador, as visitas efetuadas pelo usuário.

(E) impedir que o provedor de internet e os sites visitados tenham acesso aos dados relativos à navegação do usuário.

 

RESOISTA :  (D) permitir que sites sejam acessados sem que sejam guardados quaisquer dados ou informações que possam ser usados para rastrear, a partir do navegador, as visitas efetuadas pelo usuário.

A já famosa Navegação Anônima, restringe qualquer tipo de histórico sobre aquela navegação. Proíbe a instalação de Cookies, e desta forma o navegador impede com que os dados dessa navegação sejam acessados posteriormente.

 

 

Bom, galera. É isso. Lembramos que este não é o gabarito oficial.  Desta forma, vamos ver o que a VUNESP nos responde. A principio não temos nenhuma questão passível de recurso, porém isso pode mudar dependendo das respostas oficiais.   Espero ter ajudado.  Espero que nossas muitas aulas juntos possam ter auxiliado vocês !!

Um grande abraço a todos.

 

Professor Lucas Vinícius

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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