Dicas para resolução de questões CESPE, QUADRIX, AROEIRA – Novos assuntos nos softwares

a

Olá pessoal, tudo bem?

 

A organizadora CESPE, assim como a Quadrix e Aroeira, são conhecidas por questionarem sempre os últimos itens de cada software que aparece no item. O edital quase sempre é genérico, como ‘sistemas operacionais Windows e Linux’, ou ‘editores de textos Microsoft Word e LibreOffice Writer’.

Sem se apegar a uma determinada versão, a prova é formada por questões da última versão. No caso do Windows, atualmente (ago/2014) é Windows 8.1. No caso do Word, a última versão para desktop é o Word 2013, e seu correspondente Word 365 com menos recursos.

Como resolver estas questões em que aparecem as novas versões?

  • transforme toda questão do CESPE em uma interrogação
  • identifique o que está sendo solicitado, se é um novo recurso ou não (se já existia antes)
  • localize algum termo restritivo, palavras como ‘mas’, ‘não’, ‘apenas’, ‘é necessário’, ‘é suficiente’, ‘é correto afirmar’, entre outras.
  • analise a justificativa na questão. Se ela condiz com o que a questão prega, está correta. Se faz uma ressalva, está errada.

Na maioria das questões do CESPE, o mais importante é a correta interpretação do texto. Aconteceram provas onde o candidato não precisava saber nada de informática, mas se interpretasse corretamente cada questão, poderia gabaritar a disciplina.

Vamos a exemplos:

CESPE SUFRAMA 2014 nível médio – O Microsoft Word 2013 permite inserir vídeos do YouTube para serem assistidos diretamente no documento.
Correto. É um recurso novo? Sim. Possui negação, restrição ou menosprezo? Não.

QUADRIX CRN 2014 nível superior – Nos documentos editados pelo MS-Word é possível se colocar um “texto fantasma” (como Confidencial ou Urgente) atrás do conteúdo das páginas, como forma de personalizar os documentos. Assinale abaixo a alternativa que contém o recurso do MS-Word 2013 que pode ser utilizado para esse fim:
a) Marca D’água, presente no grupo Plano de Fundo da Página da guia Design.
Letra A. É um recurso novo? Não. É uma diferença do Word 2013 em relação ao anterior Word 2010? Sim. No Word 2010 estava na guia Layout da Página, e a guia Design surgiu no Word 2013/365. O recurso não é novo, mas o local onde está agora, é novo.

AROEIRA PC-TO 2014 nível superior – No editor de texto Word 2013, é possível adicionar comentários em um documento sem alterar o conteúdo real desse documento. Para inserir um comentário em um documento em edição pode-se usar o comando:
d) ALT+CTRL+A
Letra D. É um recurso novo? Não. É uma diferença do Word 2013 em relação ao anterior Word 2010? Não. Então o comando/atalho é exatamente igual.

 

Outros exemplos:

CESPE PC-DF 2013 nível superior – Para se editar um documento em formato PDF no Word 2013, é necessário que o documento seja composto exclusivamente de texto.
Errado. O Word 2013 oferece o recurso para edição de PDF. Ele funciona melhor com textos, mas não é obrigatório (exclusivamente) como sugerido. É um recurso novo? Sim. O Refuse PDF surgiu no Word 2013, e permite a edição de um arquivo PDF, preferencialmente que tenha sido criado pelo próprio Word 2013.

QUADRIX CRQ 2013 nível superior – O MS Word 2013 permite que se controlem diversos aspectos da configuração/formatação das páginas de um documento, principalmente por meio dos comandos presentes na guia Layout de Página. Assinale a alternativa que contém um comando de configuração/formatação de páginas que não está presente nessa guia.
d) Marca D’água
Letra D. É um recurso novo? Não. Mudou em relação à versão anterior? Sim. No Word 2010 estava na guia Layout da Página, e a guia Design surgiu no Word 2013/365. O recurso não é novo, mas o local onde está agora, é novo.

AROEIRA PC-TO 2014 nível superior – Uma função muito utilizada em editores de texto é o alinhamento do texto de um parágrafo em relação às margens da página. Qual comando do editor de textos Microsoft Word 2013 pode ser usado para alinhar o texto de um parágrafo à esquerda da página?
d) CTRL-Q
Letra D. Tanto no Word 2013, como nas versões anteriores. Ctrl+E é para centralizar, Ctrl+G é alinhar à direita, Ctrl+J é justificar, e Ctrl+Q é alinhar à esquerda. É um recurso novo? Não. Mudou em relação ao 2010? Não. Então é o mesmo em qualquer versão do software.

Mas como as pessoas dizem, uma imagem vale mais do que mil palavras. Se você leu o texto até aqui, merece um brinde 🙂 A seguir, um fluxograma para resolução de questões que abordem novos assuntos no CESPE (clique na miniatura para ampliar). E no caso da múltipla escolha, acabará servindo também para QUADRIX e AROEIRA. Esta imagem e outras relacionadas estarão disponíveis no livro de informática que será lançado em breve.

Outras dicas no Facebook – https://www.facebook.com/informaticaconcursos

Share Button
"Unicursos, pioneiro ao iniciar suas atividades em 1992 é líder no mercado oferecendo cursos, simulados, aulas de exercícios, apostilas e palestras informativas sobre as principais carreiras públicas."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *